Precisamos acabar de uma vez por todas com isso!!!

Uma coisa é certa, é preciso e torna – se cada vez mais urgente combater esse mal, porque cada vez faz mais vitímas como se fosse um vírus, altamente letal, porque muda a vida dos seus alvos de maneira drástica, causando vários problemas em seu dia a dia.
É triste, completamente lamentável ver pessoas de uma grande beleza, excepcionais profissionais, serem recusados pelo mercado de trabalho, ou serem excluídos até do convívio social simplesmente por estarem acima do peso. Eu repudio isso, é inaceitável.

Vamos acompanhar essa matéria:

Estudo mostra como o preconceito afeta a vida dos obesos

O estudo aborda o nível de discriminação que os obesos sofrem Foto: Getty Images

” Gordura é uma questão de preconceito, afirma o site do jornal britânico The Guardian, em reportagem publicada nesta quinta-feira (3). Um estudo realizado pelas universidades de Manchester e Monash, de Melbourne, e publicado em abril no International Journal of Obesity, constatou níveis significativos de discriminação contra as pessoas gordas no trabalho, como a de que mulheres acima do peso têm mais chance de serem descriminadas quando se candidatam a uma vaga e ainda recebem melhores salários do que colegas magros quando estão começando.

Segundo o The Guardian, os dados não são nenhuma surpresa, já que a ideia da sociedade atual sobre gordura estaria ligada a indulgência, pobreza, desrespeito pela dignidade pessoal e desleixo. Além disso, seria tida como causa de doenças como câncer, ataques cardíacos e derrames. A ciência, porém, comprova o contrário. Em um estudo de 2005, conduzido por Katherine Flegal, do Centro de Controle de Doenças, nos EUA, descobriram que as pessoas na categoria de “acima do peso”, ou com IMC entre 25 e 30, demonstram uma menor taxa de morte do que os que estão no peso “normal”. Ser magro não é bom, nem ser gordo é ruim. Peso estável é o que evita problemas de saúde.

Para a publicação, ter vergonha da gordura é “um esporte novo e vicioso”. Jovens acima do peso na Geórgia têm tido suas fotos coladas em outdoors, por exemplo, como se fosse uma imagem de detento. Não é de se estranhar que os gordos são raramente incluídos em filmes ou na TV. Isso é refletido na busca por emprego, como constatou a pesquisa. A ideia de um corpo saudável é tão distorcida que os gordos são vistos como menos dignos, menos capazes e menos empregáveis, segundo a publicação, o que reforça a ideia de que gordura não é uma questão de saúde, é uma questão de preconceito. ”

Percebem o quanto isso é prejudicial? Até quando isso vai durar? Será que é preciso acontecer uma tragédia a um gordinho ou a uma gordinha para esse preconceito ter fim?

É urgente que façamos algo, deve – se trabalhar a questão desde a infancia, minuciosamente, estimulando a amizade e valorizando ainda mais essas pessoas que precisam de uma oportunidade pra mostrar todo o seu potencial, ainda escondido por esse atraso que ainda persiste em andar de maos dadas com a sociedade em que vivemos.
Até quando ainda passaremos por situações de total humilhação?
Cabe a cada um de nós responder urgentemente essa questão…

Fonte da matéria: http://saude.terra.com.br/estudo-mostra-preconceito-contra-obesos-no-trabalho,cc6a8c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s